domingo, 26 de setembro de 2010

A VERDADE DÓI ?

Uma coisa que mim encomoda hoje em dia é a sinceridade das pessoas . E um tal de jogar verdades na cara , de falar o que se pensa sem ser questionado .. Deus me livre ! E o mais agravante : as palavras são ditas sem que ninguém se dê ao trabalho de se colocar no lugar do outro . ( Ei , eu precisava ouvir isso agora ? ). Não importa . A necessidade de DIZER    calou o bom senso . Penso sobre isso e me pergunto : aonde está a gentileza e a boa educação ? Pra quê tanta falta de noção ( consigo mesmo e com os outros ? ) Será que a tecnologia , com seus blogs , twitters e tudo mais , nos deixaram livres demais e esquecemos nossos filtros internos na vida real ? Será que nos tornamos tão  individualistas que perdermos o fio da meada ? Isso me deixa confusa , confesso . Nossas pequenas necessidades não deveriam ser mais importantes que o outro . Morro de medo de me perder nisso e me questiono diariamente : será que estou me tornando uma pessoa para a qual eu escreveria esse texto ?

É , turma . Ser gentil nos dias de hoje se tornou um exercício . Saber a hora certa de falar ( ou de calar ) também . Está afim de dizer abobrinhas ? Vai pra terapia , tem gente ( boa ) especializada nisso . Está a fim de descarregar suas frustrações ? Vai pra uma aula de boxe , dá uma corrida , abraça uma árvore .. Mas , por favor , não diga em nome da pobre-coitada da sincerudade , verdades que só irão piorar o seu dia ( ou o do outro ) . Será que antigamente era assim ? Nossas avós e bisavós diziam tudo o que pensavam e ainda se orgulhava disso ? Pelo que eu me lembre , não . Mas posso estar enganada . As mulheres da minha família têm muito jogo de cintura e sempre souberam a hora certa de NÃO  dizer . Porque - vamos combinar ! - o que não dizemos , ás vezes , é muito mais importante do que aquilo que foi dito . Será que ninguém se lembra daquelas conversas que , quando crianças , tínhamos com os adultos e eles nos ensinavam que , se não temos nada de bom a acrescentar , deveríamos ficar quietas ? Escrevo isso e me lembro daquela famosa frase que sempre surge nos horóscopos e conselhos dos mais sábios : " a palavra é de prata , mais o silêncio é de ouro " . Então tá . Se fosse dácil , não estaríamos vivendo essa crise de sinceridade mundial . Existe uma linha tênue aí . Nós adoramos falar e mostrar nossas opiniões . Expressar - se é uma das melhores coisas do mundo ( e estou aqui - escrevendo - para provar ) . Mas quando isso prejudica ( ou magoa ) o outro , então é melhor pensar duas vezes , concordam ? " A verdade salva ! " , alguém , gritou ! Sim , em alguns casos , salva . Mas , em outros , pode dar uma confusão danada . Ou gerar sentimentos que poderiam ficar dora do roteiro .

Quer exemplos simples ilustrar ? Uma amiga está fazendo dieta a duras penas e ouviu , da professoa de inglês , que parece estar mais gorda do que há um mês atrás . PRECISAVA ? Mais : um rapaz saiu , após seu divórcio , com minha vizinha , e falou durante todo o primeiro encontro sobre como a ex-esposa era maluca e como atiravam objetos um no outro . SENSATO ? Uma outra conhecida ( que também acha que as pessoas cometem sincericídio nos primeiros encontros ) saiu com uma paquera incrível e disse , antes do garçom chegar , que faltou á depilação só pra não correr o risco de ceder aos encantos do moço e deixar que ele a levasse para a cama ( coisa que nunca aconteceu. ) . E a lista não para nunca : o namorado de uma prima contou que já teve um affair ( antes do casal se conhecer ) com uma amiga do trabalho . NECESSÁRIO ? Não . Ainda mais que a mulher é o uó do penacho preto , ainda trabalha no local e minha prima agora fica se questionando sobre o mau-gosto do rapaz . ( Além de fantasiar que a ex vai chegar de cinta-liga tamanha extra-extra-extra-large para trabalhar ).

Pergunto a vocês : nesses casos , o que salva ? A verdade ou o silêncio ?

Aí bem algum boçal e me diz : a verdade dói , meu bem , Eu concordo . A verdade dói SIM e , por isso mesmo , deve ser dita com muito jeito . Entende ? Eu não compreendo que moda é essa de dizer tudo o que se passa pela cabeça . Cadê o filtro , gente ? Pra que tanta verdade ? Ou melhor : por que essa necessidade de ser tão transparente ? É alguma culpa católica ? As pessoas , em nome da verdade , vão ser absolvidas por serem más ou egoístas ? Por magoarem o outro ? Eu vou falar uma coisa que eu gardo a sete-chave : eu sempre desconfio de gente que se diz transparente . Dá pra confiar em alguém assim ? Pra começar , quem se diz transparente , mente . E é bom que eles sejam presevados . Por isso , preserve-se . Presever-os . E saiba a hora certa de se calar porque - convenhamos - a gente tem dois ouvidos e uma só boca e não é à toa .







texto feito por : thays moraes borges de brito !

Nenhum comentário:

Postar um comentário